Fundação e História

Fundação e História

A História por trás da origem da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo

No dia 08 de março de 2008, na sede da USE/SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), na Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – São Paulo – SP, foi fundada a Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE/SP, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento espiritual dos operadores do Direito Espíritas e interessados em questões jurídico-sociais, bem como, unificação destes, para melhoria da legislação vigente, defesa legal de assuntos que esbarram em princípios essenciais da filosofia espírita, divulgação do pensamento espírita sobre questões jurídico-sociais para os meios jurídicos e sociedade em geral.

O evento contou com a presença de 52 pessoa e entre as Instituições presentes estavam a União dos Delegados Espíritas do Estado de São Paulo, representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo, a presidente e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, Maria Odete Duque Bertasi e integrantes da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP Jader Freire de Macedo Júnior e Regina Célia Silveira Santana, advogados, servidores estudantes e demais interessados, espíritas e não espíritas ao histórico evento.

O encontro teve a participação da Dra. Marlene Nobre, que teceu comentários sobre o início do movimento análogo na área médico-espírita, em 1990, contando, atualmente, com mais de trinta membros – AME’s (Associação Médico-Espírita). Participaram, também, os promotores de justiça Izaias Claro e Eduardo Ferreira Valério, o procurador do Estado Washington Nogueira Fernandes e representando a USE-SP a advogada Julia Nezu.

A discussão transcorreu voltada para a necessidade de criação da entidade e de seus objetivos. Ao final, por unanimidade, a assembleia formada por todos os presentes deliberou pela fundação da AJE/SP naquele ato.

Já são 14 anos de existência da Associação, que promoveu centenas de eventos, dentre os quais os bianuais “Conjuresp – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo”, palestras, edições e publicações de livros, programa de Rádio e na em TV na internet, fundações de Núcleos e Grupo de Estudos, entre outros.

Gratidão a Tiago Cintra Essado, presidente da entidade nos dois primeiros triênios, principal artífice para criação da AJE-SP, responsável pela construção e sedimentação do movimento jurídico-espírita em São Paulo.

Gravação da assembléia de fundação da Associação Jurídico Espírita do Estado de SP:

Parte 1

 

Parte 2